Cuidados com o Cabelo Durante a Quarentena

Cuidados com os cabelos na quarentena - Blog Sedonax

Cuidar dos cabelos em casa pode ser um desafio para quem estava acostumada com o salão de beleza. Reunimos algumas dicas para facilitar sua vida e você continuar linda em casa!

Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil se tornou o terceiro país, com o maior mercado de estética no mundo. No entanto, enfrentamos desde março uma pandemia global que obriga estabelecimentos como salões e clínicas de estética, a interromperem suas atividades temporariamente, obrigando muitas pessoas a se cuidarem em casa. 

Com a mudança na rotina da casa, os hábitos de cuidados estéticos e com o bem-estar também mudam, tanto para quem era frequentadora assídua dos espaços de beleza quanto para quem escolhia datas específicas para ir a esses locais. Além dos cuidados deixados de lado, o estresse da situação impacta diretamente a aparência dos cabelos.

Separamos aqui algumas dicas poderosas para manter a saúde e a beleza dos seus fios mesmo nestes tempos complicados! Além de ficar mais bonita, você ainda pode aproveitar esse período para se cuidar e ganhar mais força e auto estima. 

Tome sol

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo e muito se diz sobre seus benefícios. Ela pode ser absorvida pelo corpo através da exposição à luz solar, da alimentação ou por suplementos vitamínicos e alimentares.

A vitamina auxilia a regular a quantidade de fósforo e cálcio no organismo, aumentando assim a absorção destes nutrientes e tendo papel importante na saúde dos ossos e na força muscular.

Nas mulheres, o nutriente é ainda mais essencial, pois após a menopausa, a redução nos níveis de estrogênio diminui a ação da vitamina, bem como a absorção do cálcio pelos ossos.  

Por estarmos no inverno no hemisfério sul, muitas cidades brasileiras recebem uma menor incidência de calor e sol durante esta época do ano. Para quem mora em apartamento fica ainda mais difícil pegar um solzinho e, agora em isolamento, estamos ainda mais afastados do calor e da luz. Por isso é importante tentar, nem que seja por 15 min ao dia, tomar um pouco de sol pela manhã. 

E claro, usando protetor solar!

 

Tenha alguns cuidados na hora de lavar

A rotina levada completamente para dentro de casa pode afetar muitos dos nossos cuidados diários. A frequência e a forma que fazemos isso muda de acordo com a quantidade de exposição a fatores externos, como a poluição. Nesse momento em que os cabelos estão tendo menos contato com o mundo exterior, é importante notar o que ele realmente precisa para se manter saudável e bonito. 

O recomendado por especialistas é não lavar os fios com tanta frequência, diariamente, mesmo que você tenha cabelos oleosos, afinal, a oleosidade natural dos cabelos também é importante para evitar fatores como a quebra e o ressecamento. Ao mesmo tempo, também não é aconselhável ficar muito tempo sem lavar. Quem tem o cabelo misto ou seco pode relaxar um pouco nesse cuidado por não ver tanta oleosidade nos fios, mas atenção: lavar pouco os cabelos pode acumular sujeiras, produtos e impureza no couro cabeludo, o que pode levar à caspa e outros fatores associados ao entupimento do bulbo capilar. O ideal é intercalar os dias de lavagem, sendo no mínimo dia sim e dia não e, no máximo, a cada 4 dias.  

Lavar na água muito quente também é muito prejudicial. É difícil no frio, mas a água deve ser no máximo morna para não prejudicar o cabelo. A água muito quente pode levar ao excesso de oleosidade ou ao ressecamento, dependendo do tipo de cabelo. 

Beba água

Assim como ter uma dieta rica e equilibrada é importante para a saúde, manter a hidratação, mesmo dentro de casa no inverno é essencial. Presente em 70% do organismo, a água é a substância que ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Além disso, também tem poder diurético (auxilia o funcionamento do rim), regula a temperatura corporal e pode desintoxicar o corpo. Tudo isso é capaz de contribuir para uma melhora da pele, dos cabelos e gera uma sensação de bem-estar. 

O ideal é tomar, aproximadamente, 2,5 litros de água por dia, lembrando de sempre dividir bem essa quantidade, por isso, mantenha sempre por perto uma garrafa de água ou um copo grande. Assim, sempre que sentir sede, já estará ali para você beber sem precisar ir até a cozinha.

Invista no consumo de vitaminas e sais minerais

Uma boa alimentação influencia não só nos cabelos, mas toda a nossa saúde e o nosso corpo. No isolamento pode ser que algumas pessoas percam os bons hábitos alimentares, por estarem inseridos em uma nova rotina, estressados ou mesmo chateados, e aumentem o consumo de açúcar, alimentos ultraprocessados, fastfood, álcool e outros. 

É importante que mesmo nesse momento, mantenhamos uma rotina alimentar balanceada e rica em vitaminas, gorduras boas e sais minerais. Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e refletem diretamente na beleza e saúde dos cabelos. 

Tente criar uma rotina alimentar equilibrada e invista em alimentos saudáveis, naturais e não-processados.

Alimentos como peixe, feijão, ovo, abacate e outros auxiliam na produção de novas células capilares e fortalecem o sistema imunológico, promovendo um crescimento maior dos cabelos, além de auxiliar no fortalecimento das unhas e melhorar o aspecto da pele. 

Cronograma Capilar

Quem não ama sair do salão com aquele cabelo de diva hollywoodiana? Mas sabemos que agora em isolamento e com salões e institutos de beleza fechados é impossível. Por isso, uma dica muito importante para manter a beleza e a saúde dos fios em casa é investir no cronograma capilar!

O cronograma capilar é muito popular entre quem escolheu abandonar de vez os tratamentos químicos, como quem passa pela famosa transição capilar, mas também pode ser usado por todos aqueles que sentem seu cabelos danificados, quebradiços e ressecados. Essa rotina de cuidados com os cabelos envolve três tratamentos principais para a recuperação dos cabelos: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Cada etapa do processo é uma forma de repor os nutrientes que perdemos diariamente, mesmo sem grandes intervenções químicas: sol, vento, água do chuveiro quente demais, água do mar, secador, chapinha, babyliss, poluição e outros agentes externos que danificam — e muito! — os fios.

Existem produtos específicos para cada etapa e tipo de cabelo, em várias faixas de preço e tempo de ação. O importante é encontrar o produto que se encaixa melhor nas duas necessidades capilares, rotina e claro, no bolso. Que tal aproveitar o tempo em casa pra investir nesse cuidado?

Tenha boas noites de sono

Sim, dormir mal pode acabar com a saúde dos seus cabelos. Na verdade, dormir menos de 8h por dia pode afetar nossa saúde de diversas formas e isso reflete diretamente na aparência e saúde dos cabelos. É muito importante dormir porque é durante o sono que o corpo recupera as energias, otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais para o funcionamento do corpo, como é o caso do hormônio do crescimento

Enquanto dormimos, ocorre a consolidação da memória, permitindo um melhor aprendizado e desempenho na escola e no trabalho, e o foco agora é fundamental para quem está trabalhando ou estudando em casa. É principalmente durante o sono que os tecidos do corpo são reparados, facilitando a cicatrização de feridas, a recuperação dos músculos e o fortalecimento do sistema imunológico. A falta de sono pode causar ainda mudanças hormonais, que por sua vez podem levar à queda de cabelo, dermatite e alopécia. 

Para manter uma rotina de sono equilibrada mesmo nesse momento, é importante tentar acordar sempre no mesmo horário e não cair na tentação de cochilos longos durante a tarde, pois afetam o sono que você terá durante a noite. 

Invista em chás antes de dormir, ou faça uma atividade relaxante como ouvir músicas calmas e meditar. 

Dê atenção especial aos cabelos coloridos/descoloridos

Quem faz uso de tintura ou descoloração pode estar tendo dificuldade dobrada durante esse período. Além da raiz crescendo, a parte pintada do cabelo também merece uma atenção especial, por ser mais frágil e suscetível a ressecamentos e quebra. 

Para quem tem o cabelo descolorido, com luzes, de cores fantasia não há mesmo muito o que fazer com a raiz aparente. Descolorir os cabelos em casa pode deixar manchas e até causar queimaduras no couro cabeludo ou até o corte químico dos fios! A maneira mais segura para manter a cor dos cabelos em casa é investir em tonalizantes e tinturas menos agressivas e que não precisem de uma descoloração prévia. 

Produtos com base natural, sem amônia ou agentes químicos que alteram a estrutura capilar. Outra dica importante é usar óleos, tanto para proteger o couro cabeludo, quanto para uma hidratação intensiva das pontas do cabelo 

Cuidado ao prender o cabelo

É comum que estando mais em casa as pessoas se importem menos com a aparência dos cabelos e consequentemente o utilizem preso, com elásticos, fitas e prendedores. Apertar demais o elástico ou a faixa é muito prejudicial, pois o fio fica super tensionado e vai perdendo força até se quebrar. A pressão excessiva nos folículos capilares, ou seja, na raiz dos cabelos, pode machucá-los e em casos mais graves levar à queda.

Prender o cabelo molhado também não é uma boa pedida! Quanto mais úmido o cabelo, mais sensível ele fica e precisa de cuidados especiais para não quebrar. As mechas quando molhadas são mais pesadas, o que facilita a quebra do fio. Além disso, o acúmulo de água no couro cabeludo pode acarretar em doenças no local,  como seborreia (excesso da produção de sebo) e dermatite (inflamação da pele). 

Prender o cabelo repetidamente da mesma maneira também não é boa pedida, pois pode aumentar a chance de quebra. Isso acontece, pois a pressão constante no mesmo lugar deixa a mecha mais sensível e enfraquecida. Evite também dormir de cabelo preso e opte por materiais envoltos por tecido para prender as madeixas. 

Não esqueça de desembaraçar os cabelos

Com a quarentena é normal a gente deixar pra lá por estar em casa e não se importar muito, mas isso é um erro. Pentear os cabelos com frequência é importante pois evita o embaraço e consequentemente a formação de nós. Esses nós nos fios podem se embolar e você conseguir tirar apenas cortando ou partido o cabelo. 

O primeiro passo é escolher o acessório ideal para o seu tipo de cabelo. Pentes de madeira, por exemplo, são ótimos para controlar o frizz dos fios. Já para quem tem cabelo cacheado, o ideal são pentes ou escovas de dentes mais largos, que acompanham a curvatura dos fios. Faça uso também de cremes para pentear específicos para o seu tipo de cabelo, mas não use na raiz para não gerar oleosidade. 

Outra dica importante é pentear os cabelos de baixo para cima, ou seja, começando primeiro a desembaraçar as pontas e só depois pentear a raiz, evitando assim a quebra dos cabelos no momento de pentear. Dessa forma você desembaraça os fios sem precisar puxá-los ou fazer força. Para quem tem cabelo cacheado vale lembrar que não se deve penteá-los secos! Deve-se optar por pentear os cabelo úmidos e seguir as dicas que falamos acima. 

Tenha cuidado ao secar os cabelos

Mesmo sendo uma atividade muito corriqueira que fazemos desde sempre, existe sim uma forma correta de secar os cabelos, tanto com a toalha quanto com o secador. 

Devemos primeiramente evitar torcer os cabelos com a toalha na hora de sacar. Lembra que falamos mais acima que o cabelo molhado é mais sensível? Pois é! Se você faz muita força com o cabelo envolto pela toalha na hora de secar pode causar a quebra dos fios. Usar toalhas comuns de banho também não é recomendado, pois as fibras são agressivas ao cabelo. O ideal é uma toalha específica para secar os cabelos. 

No uso do secador ou difusor deve-se evite utilizar o aparelho muito quente e muito próximo da raiz dos cabelos. O calor em excesso danifica profundamente o cabelo pois causa queimaduras nos fios, tornando-os mais frágeis e fáceis de se partir. E claro, utilize sempre um protetor térmico que, além de deixar o cabelo mais bonito e brilhante após a finalização, ainda protege as mechas do alto calor do aparelho.

Seguindo essas dicas seus cabelos chegarão ao final desse período fortes, saudáveis e bonitos como se você os tivesse tratado no salão. Além desses cuidados, que tal dar um boost no tratamento e crescimento dos cabelos com Sedonax? Para pedir a amostra grátis é só acessar o link e fazer seu pedido! 

Esse post foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário